sábado, 30 de janeiro de 2010

17 anos do ECA, Iperó discute os direitos das crianças e adolescentes


Durante dois dias, representantes de 11 cidades estiveram reunidos em Iperó para o 1° Fórum Municipal de Responsabilidade Social. O evento teve como tema os direitos da criança e dos adolescentes, para comemorar os 17 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal em pareceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar da cidade e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

O sociólogo e educador Yuri de Paula Gonzalez, especialista em direitos humanos, e a terapeuta Sandra Tubis Martins, especialista em dependência afetiva, foram os convidados para debater com os cerca de 200 participantes.

A abertura do evento contou com a apresentação da orquestra e do coro dos alunos do Projeto Guri, que oferece ensino musical gratuito aos jovens de Iperó. A partir daí foram horas de debates e palestras sobre das políticas de assistência às crianças e adolescentes. “Gostei muito do evento pois o público estava bem participativo, perguntando e também contando suas experiências”, comentou Yuri.

Para o presidente do Conselho Tutelar de Iperó, Waldir Botechia, é muito importante reunir tantas cidades da região para discutir os direitos da criança e do adolescente. “Percebemos que estamos no caminho certo e que as cidades da nossa região também estão empenhadas em melhorar o desempenho dos seus Conselhos Tutelares”, afirmou Botechia.

Para a secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, o evento demonstrou o compromisso de Iperó com a área social. O encerramento ficou por conta do coro formado pelos integrantes do Projeto Viva Feliz, voltado para a terceira idade. Regidos pelo maestro Marcos Caldeira, apresentaram quatro músicas em sua estréia. Apesar de estarem ensaiando há apenas quatro meses, foram aplaudidos em pé já receberam convites para participar de outros eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário